Será que os artistas estão dando o devido valor ao que produzem?
O juízo de valor é algo bastante delicado de ser abordado, em se tratando de arte, o cuidado precisa ser redobrado. Em sergipe a arte ocupa as prateleiras promocionais, os nossos produtos artísticos são vendidas a preço de banana.
É importante refletir! Quem coloca a etiqueta de preço nas suas produções são os próprios artistas. Os ingressos para os espetáculos cênicos , muitas vezes não ultrapassam R$10,00 (Dez reais)!
Por que temos medo de cobrar o mesmo valor das companhias que nos visitam?
Há sempre o medo dos teatros vazios, somos os primeiros a reduzir o preço para conseguir a platéia repleta de gente pagando barato. O velho embate entre a qualidade e a quantidade! As temporadas populares ou gratuitas, nos dão a falsa impressão de que a nossa arte está sendo valorizada! Será?
Quem nunca ouviu:
- vocês são sergipanos? Nem parece!
E nós (ainda) temos receio de cobrar o que de fato merecemos. Enquanto a classe não atender o chamado para uma mudança e nos contentarmos com o pouco que nos é ofertado, continuaremos sem ter uma condição de trabalho dígna! A mudança de atitude deve ser coletiva e organizada, os verdadeiros artistas precisam sair do conforto e muitas vezes se indispor com os seus favorecimentos em prol de uma causa urgente.
Qual deve ser a postura do SATED/SE RENOVADO com as produções cinemátógraficas que descobriram a nossa terra? E qual deve ser a posição dos artistas?
Os produtores de cinema descobriram Sergipe! Viva! Desejamos que venha muito mais! É fantástico saber que possuímos "condições favoráveis" aos filmes nacionais, mas é interessante debater quais seriam essas "condições".
Mais uma vez entramos no mérito do valor atribuído ao nosso trabalho:
Grande parte dos atores sergipanos já fizeram algum tipo de participação nos filmes que foram rodados por aqui, posso citar os longa-metragens "Foliar Brasil", "Orquestra dos meninos" e "Senhor dos Labirintos" e não é segredo para ninguém os "cachês simbólicos" pagos ( quanto menor o papel, menos significante o valor do cachê).
Mais uma vez nos submetemos à desvalorização da nossa arte, tudo porque pensamos:
- Nossa! Um filme nacional em Aracaju? Eu faço até de graça!
Ou então nos vem a sensação de que podemos aprender muito com oportunidades únicas! Desde o primeiro filme nos submetemos porque poderia ser a última vez. Nesta "ingenuidade" e "benevolência" recebemos esporros de diretores, nos submetemos a cumprir horas de gravação, abrimos mão dos nossos empregos... E ao final, muitas vezes, recebemos míseros R$ 10 reais!
- Ah! Mas eu não estou indo por causa do dinheiro!
É por isso que o cinema nacional adotou Sergipe para as suas produções! Já circula o boato de que mais dois filmes estão em processo de negociação, quando menos esperarmos aparecerá "mais uma oportunidade única". E aí, o que faremos? O mesmo de sempre?
Uma das funções do sindicato dos artistas é indicar os atores profissionais e sindicalizados existentes , além de intermediar a relação de trabalho dos atores, diretores e técnicos com os produtores que desejarem utilizar a sua mão de obra.
Por que o SATED/SE é o último a saber? Quem é que está intermediando as relações trabalhistas e contratuais com os produtores?
É verdade que o SATED/SE esteve adormecido, nada fez quando as primeiras produções foram rodadas por aqui. Passado! O sindicado atual tem uma proposta de renovação e vai lutar para que os artistas, por ele defendidos, recebam o valor devido! Talvez muitos ainda não saibam, mas já existe uma seleção sendo feita, fotos estão sendo coletadas através do site de relacionamento (ORKUT), e queremos acreditar que os escolhidos serão profissionais com a situação regularizada junto ao SATED/SE RENOVADO. O sindicato pensa que o trabalho de ator, deve ser realizado por profissionais reconhecidos nesta profissão, afinal, ninguém pode operar se não for profissional de medicina, não é?
Veja como são as coisas: O SATED/SE, representante da classe dos artistas e técnicos é o último a saber desta seleção, mas não tem importância! É tempo de renovação e de valorização dos nossos artistas! Vamos lutar para a democratização das informações que são de interesse da nossa classe, acreditamos que O SATED/SE RENOVADO deve ser o canal direto entre os produtores de cinema e os artistas. Esperamos que todos os artistas entendam que o valor ao nosso trabalho é dado por nós e enquanto acreditarmos que aparecer na "telona" é um grande favor que nos fazem, nada para nós vai mudar!
SE ESTÃO QUERENDO UTILIZAR ATORES E TÉCNICOS NOS FILMES, PROCUREM O SATED/SE RENOVADO!
Vamos sair das prateleiras promocionais e ganhar o valor devido!
ESTAMOS DE OLHO!
OBS: Quando falamos profissionais, estamos nos referindo a todos os artistas que produzem realmente em nosso Estado, mesmo que (AINDA) não tenham registro profissional, contribuem para a nossa cena!
POR ISSO É PRECISO QUE ESTES ARTISTAS MOSTREM A CARA E PROCUREM O SATED PARA UMA REGULARIZAÇÃO!
Atenciosamente,
Everton Nunes (assessor de comunicação)
Atenciosamente,
Everton Nunes (assessor de comunicação)
0 comentários:
Postar um comentário