(Faça bonito: proteja nossas crianças e adolescentes)
14 De Maio – Sergipe enfrenta o ABUSO e a EXPLORAÇÃO SEXUAL Contra CRIANÇAS E ADOLESCENTES O Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente convocam a todos para participarem do nosso passeio ciclístico. O passeio está dentro da programação alusiva ao dia 18 de Maio, data em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em todo o país.
Em Aracaju as ações acontecem no dia 14 de Maio na Orla de Atalaia, a partir das 19h, com uma ampla programação que envolve desde blitz até intervenções artísticas e culmina na pelada coletiva pelo enfrentamento da violência e contra todos os atos que ferem os direitos humanos de crianças e adolescentes. Anualmente a mobilização conta com a presença de importantes parcerias do poder público e da sociedade civil, alguns já confirmaram a presença este ano, a exemplo do SATED/SE, SMTT, SEED, SEMED, SEIDES, FÓRUM DCA, FRENTE PARLAMENTAR, CRP, UNIT, CRESS, CEDCA, FACTUS, SINTESE, OAB, SES, SMS, SEMASC, PEREGRINOS, entre outros. O objetivo é que a cada ano mais adeptos das boas práticas em prol dessa boa causa vistam a camisa e façam bonito para proteger nossas crianças e adolescentes.
O 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual, foi instituído pela Lei Federal n. º 9970/00. A lei é uma forma de estimular e encorajar as pessoas a denunciarem situações que envolvam qualquer tipo de violência e criar possibilidades e incentivos para implantação e implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento. A sua criação estimulou a sociedade civil organizada a promover atos de mobilização social e política na perspectiva de avançar no processo de conscientização da população sobre a gravidade da violência sexual e ao mesmo tempo impulsionar a implementação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente.
Em todo o país o dia 18 de Maio é lembrado, essa data ficou instituída como o dia Nacional de combate ao Abuso e exploração Sexual de Crianças e Adolescentes após o caso da menina Araceli Cabrera Crespo, fato que abalou a década de 70 pelo grau de crueldade com uma criança de apenas nove anos incompletos. A pequena Araceli desapareceu da escola onde estudava próximo ao centro da cidade de Vitória, Espírito Santo e o seu corpo foi encontrado seis dias depois num terreno baldio. Araceli foi vítima de um verdadeiro massacre, foi detectado que ela havia sido drogada e morta numa orgia de drogas e sexo. A menina teve o rosto desfigurado com ácido, no seu corpo foram encontrados grandes sinais de espancamento e estupro. Seu martírio significou tanto que esta data se transformou no dia referência para se enfrentar atitudes como essa que ainda são uma constante em todos os Estados da Federação. Por isso se faz tão importante lembrar e vestir a camisa da justiça social, para realizar o monitoramento, além de alertar para a importância da denúncia dessas práticas inconstitucionais. Os direitos de Crianças e Adolescentes existem, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) garante a proteção e reconhece os pequenos do nosso país como sujeitos de direitos. Mas o efetivo respeito e a prática de tudo o que está na lei depende de toda a sociedade, cada um de nós deve fazer a sua parte para que o silêncio não anule o que já foi conquistado com tanta luta. Os telefones de contato para os que quiserem juntar forças nessa ação pública são: (79) 9903/9229 (Danival Falcão – Presidente do CEDCA/SE) / (79) 2346-1395 (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente)
0 comentários:
Postar um comentário